segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Imperdível - Balé do Rio de Janeiro no Teatro Dona Canô


O balé das comunidades populares do Rio de Janeiro chega à Bahia
A Bahia conhecerá a Cia. Dançando para não Dançar que vem popularizando a dança clássica e é composta por bailarinos de comunidades populares do Rio de Janeiro.

O primeiro espetáculo será em Santo Amaro, no Teatro Dona Canô, dia 27 (sábado), às 20:30 horas.

O segundo, em Salvador, na praia do Farol da Barra, dia 28 (domingo), às 11 horas - um palco será montado especialmente para apresentação.

Entradas grátis.

O grupo apresentará trechos balés clássicos Coppélia, Paquita, pas deux trois do Lago do Cisne, pas deux trois de Militons - trecho do balé O Quebra Nozes. Ainda, trechos do balé Gabriela: Ritmos Amados, criação da própria Companhia, baseada na obra do escritor baiano Jorge Amado e música do maestro Leandro Braga, composta especialmente para o balé.
A Companhia – A Cia. de dança é composta por 20 bailarinos atendidos pelo projeto homônimo que ensina balé clássico em 13 morros da cidade do Rio de Janeiro - Rocinha, Mangueira, Cantagalo, Pavão-Pavãozinho, Chapéu Mangueira, Babilônia, Macacos, Tuiti, Jacarezinho, Salgueiro, Dona Marta, Oswaldo Cruz. Atualmente são cerca de 480 crianças e jovens, de 7 a 19 anos. O projeto está entrando no morro do Borel – aguarda a adaptação da sala -, além dos subprojetos de apoio às famílias.
“A formação da companhia nasceu da necessidade de dar aos jovens alunos a chance de continuar a formação e o desenvolvimento profissional na área da dança, bem como criar mecanismos para geração de renda e para formação plena de cidadania”, explica Aguilar.Esse ano a Companhia ganhou status profissional ao ser convidada do Programa Petrobras Cultural e iniciar a primeira turnê nacional, com o patrocínio. Os espetáculos fazem parte da primeira turnê nacional da Companhia iniciada por Brasília, dias 7 e 8 de julho, no Teatro Nacional. Serão ao todo mais 14espetáculos em diferentes cidades, incluindo Santo Amaro e Salvador.
Antes mesmo da profissionalização, o grupo vem, desde 2004, se apresentando em espetáculos promovidos pelo projeto ou a convite de entidades, instituições governamentais e não governamentais em locais públicos. Só no ano de 2006, participou 20 espetáculos, a maioria para um grande público. Assistiram aos espetáculos em 2006 mais de 11 mil pessoas.


ImprensaFernanda Santos - (21) 91034010 fernanda_show@brturbo.com.br

Tânia Aguilar - (61) 92517809 ou 92979749 mailto:%20tania.imprensa@gmail.com

PLAYLIST TDC